Cinema na Mesa

"Cinema e comida são experiências que conversam profundamente entre si. Ambos devem trazer mensagens de sobrevivência, iluminação e prazer"                      (Thomas Struck)

No Cinema na Mesa acreditamos no exercício coletivo do pensar e na construção de reflexão sobre os temas sensíveis da atualidade. O bom filme desperta ideias e aprendizado naquilo que nos toca e possibilita sempre um novo olhar para dentro, para a realidade e para o nosso papel na sociedade. Esse é o nosso manifesto: Oferecer um espaço de troca, conexão e formação humana através dos filmes e do que eles nos dizem.

 

O filme a ser debatido é eleito pelo grupo e deve ser assistido antes do encontro. Na data combinada, nos reunimos para fazer a roda de conversa e degustação do menu - elaborado especialmente para caminhar junto com o bate papo sobre o filme. Em cada edição é gerada uma ata, que carinhosamente chamamos de Caldo, com os principais temas levantados no encontro.

• VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE CALDOS ANTERIORES AQUI

• VEJA AQUI UMA LISTA DOS FILMES QUE JÁ FIZERAM PARTE DO NOSSO CARDÁPIO

Juliana Sabbag, especialista em cinema e anfitriã de conversas, organiza o evento e faz a mediação do debate. Na roda são explorados os aspectos técnicos e teóricos do filme e da direção, bem como a linguagem e os recursos cinematográficos - direção de arte, roteiro, fotografia, trilha sonora, montagem e elenco -, sempre abordando as questões que o filme traz, os pontos de vista dos participantes e a experiência emocional de cada um.

O Cinema na Mesa acontece quando temos o interesse do encontro direto e verdadeiro com o outro. Quando entendemos que o cinema é fonte inesgotável de ensinamento para a vida. Quando acreditamos que compartilhar conhecimento, emoção e experiência pode transformar nossas próprias realidades.

Para aqueles que sentem prazer em se reunir ao redor da mesa para a discussão de temas atuais. Para aqueles que acreditam no Cinema e na Gastronomia como artes que geram emoção, aprendizado e autoconhecimento.

Em tempos de pandemia, os encontros têm acontecido apenas online e sem a degustação do menu - esperamos voltar ao Cinema na Mesa presencial em breve.

Os debates ocorrem através da plataforma Zoom e as inscrições são divulgadas nas redes sociais. Todos os meses lançamos uma agenda de filmes, aberta ao público, com data e horário das reuniões. Os encontros duram uma média de 1:30, sujeitos à disponibilidade de vagas. É importante que se atentem às datas limites de inscrições para que possam garantir a participação! Um link da sala é enviado aos participantes no dia marcado, e assim como no formato presencial, o filme deverá ser assistido antes do encontro (enviaremos os canais de streaming onde o filme está sendo exibido).

Juliana Sabbag

Um pouco da minha história
 

Encontrar amigos e discutir filmes sempre foi uma paixão. Me formei em Administração de Empresas e trabalhei na área durante muitos anos sem nunca esquecer daquilo que me movia: o Cinema. Sempre encontrava espaço para estudar e aprofundar meu conhecimento com cursos de especialização e formações livres, até que o hobby se transformasse em atividade profissional.

Ligada no chamado “Ju, quero muito debater esse filme com você!”, idealizei e fundei o Cinema na Mesa, em atividade desde 2011. Um cineclube independente, que tem como principal motivação a criação de um espaço fértil de diálogo e reflexão por meio de filmes que questionam e problematizam temas da atualidade.

 

De forma orgânica, o projeto foi ganhando corpo, até que ampliasse a experiência, oferecendo um menu temático que se conecta com as discussões do filme e é parte dela.


Consegui reunir com essa ideia as artes do Cinema e da Gastronomia, juntando pessoas interessadas no pensamento crítico e na vivência sensorial, sempre em volta da boa mesa. De lá para cá, já foram centenas de rodas de conversas, ricas em saberes e sabores, num caldo prazeroso de impacto e transformação!

Nossos Parceiros